Neste episódio, foi orientada a construção de pentágonos, hexágonos, octógonos, eneágonos e decágonos, com palitos de madeira de mesma medida e tachinhas para fixação de suas extremidades, formando linhas poligonais fechadas no padrão de polígonos convexos.
Pelo manuseio, verificamos a formação de polígonos irregulares ao modificarmos seus ângulos.
Aumentando, de forma imaginária, centenas de vezes a quantidades de lados, aqui representados pelos palitos, induzimos a formação de uma circunferência.
Tratamos a circunferência como um contorno do círculo e considerando as construções anteriores, introduzimos o conceito de perímetro como a medida do contorno de tais formas poligonais.
Sugestão importante: as atividades de geometria devem ser realizadas em dupla para maior interação, ajuda mútua e para evitar que os materiais machuquem.
Parte 2
Determinamos o perímetro dos triângulos e quadriláteros, utilizando como exemplo aqueles já construídos em episódios anteriores.
Utilizamos o “x” como valor desconhecido e determinamos expressões algébricas que representam os perímetros dos polígonos regulares.
Olá, deixe seu comentário para Episódio 18 - Perímetros Parte 2